quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

CORDEL E POESIA GOSPEL


A poetisa e cordelista Núbia Lira tem estendido seu trabalho de cordel a cordéis bíblicos.

Dessa forma seu trabalho tem uma missão diferenciada. anunciar a palavra de Deus de

forma popular.  São diversos e podem ser encontrados nas livrarias.


TEMAS:

*A Mulher do Fluxo de Sangue                                        * Ana Perseverou
*A Tentação a Jó                                                              * Circulo de Oração
*A Multiplicação                                                               *A jumenta de Balão
*Recado de Deus                                                              *A Mulher Adultera
*O Tempo Determinado                                                   * Elias e os Profetas de baal
*Elias e a Viúva de Sarepta                                             * Daniel e o Manjar do Rei
*Pela Fé                                                                             *Promessa de Deus
*Culto de Rua                                                                    *O Segredo é Obedecer
*Nascido para Louvar



Daniel e o Manjar do Rei





Era o terceiro ano
Do reinado de Joaquim
E Judá foi sitiada
O senhor quem quis assim
E Nabucodonosor Com permissão do Senhor
Assumiu o reino enfim.

Começou desde então
Ordens a estabelecer
E ao chefe dos eunucos
 Mandou ele então trazer
Jovens de linhagem nobre
Não poderia ser pobre
Pra no palácio viver.
                                                                             
Os rapazes não podia
Ter eles nenhum defeito
Ter muita sabedoria
E um fisico perfeito
 Formoso de aparência
 Sábio em toda ciência
 Disposto pra  ser eleito                                                                        

O Rei então explicou

Como o jovem viveria
Comendo manjar do Rei
Bebendo o que ele bebia
Por três anos então ficar
Ensinos a praticar
Era assim que o Rei queria.

Entre os filhos de Judá
Quatro jovens se achou
Com todas as discrinções
Que o Rei determinou
Mas Hananias e Daniel
Azarias e Misael
Seu nome o chefe mudou.

Daniel jovem prudente
Não quis se contaminar
Com as ofertas do Rei
Nem o seu vinho tomar
Pediu autorização
Pra não comer da porção
Dispensou ele o manjar.

Era um verdadeiro servo
Sincero de coração
Ser fiel ao seu Senhor
Era uma convicção
Decidiu renunciar
Jamais se contaminar
Em qualquer situação

Temente era a Deus
Mesmo sendo provocado
Nunca aceitou oferta
Mesmo sendo obrigado
Era servo do Senhor
Por Deus sentia temor
Era um jovem separado

Do eunuco o Daniel
Ganhou logo simpatia
Mesmo correndo o risco
O eunuco lhe atendia
Daniel desse manjar
Jamais iria provar
E o eunuco consentia.

Certamente o Senhor
Que conhece o profundo
Conhece cada fraqueza
E as ofertas desse mundo.
Pra quem não quer mais pecar
Ele  pode libertar
Do pecado, o mais imundo

Por dez dias o eunuco
Consentiu em atender
O que Daniel pediu
Pra do manjar não comer
Só legumes comeria
Aguá ele beberia
Mas saudável  iria ser.

Vencendo esses dez dias
Que o eunuco aceitou
Daniel e seus amigos
Mas gordo se apresentou
Foi sábia a atitude
Demostravam mais saúde
De quem o manjar provou.

Daniel tinha certeza
Dessa sua petição
Era um jovem de Deus
Cria com convicção
Era um servo prudente
Um jovem a Deus temente
De Deus era o coração.

Entre os quatro amigos
Daniel se destacou
Um dom muito especial
A ele Deus entregou
Tinha o dom de visão
Do sonho a revelação
Que ao Rei muito agradou.

Era chegado o final
Do prazo determinado
A Nabucodonossor
Todos foram apresentados
Com toda sabedoria
Daniel bem respondia
Pelo Rei foi aprovado

Os seu outros  3 amigos
Também teve aprovação
Pôs junto com Daniel
Não provaram da porção
Obedecendo ao Senhor
Prevaleceu o temor
Os quatro em união.

Como nós também devemos
Como servos sempre andar
Nãoa ceitando as ofertas
Que vier se apresentar
Rejeitando a esse mundo
Onde um povo moribundo
vive a Comer manjar

O mundo nos oferece
Um isntante de alegria
Momentos de distração
Ilusões e fantasia
Mas ao findar cada noite
A alegria torna-se açoite
A alma sente agonia

Aceitar a Jesus cristo
Além de levantar  a mão
É fazer a diferença
Em meio a população
É demostrar no viver
Como se passa a ser
Um verdadeiro crsitão

É viver discriminado
Por ao  mundo renuciar.
Resistindo as ofertas
Que vier se apresentar
É pedir de coração
Pra dispensar a porção
E não se contaminar.

É falsa a felicidade
Que o mundo oferece
É instante de prazer
Que um pouco favorece
Mas quando o prazer termina
Como se explode uma mina
Chora alma e se entristece.

O mundo é esse Rei
A oferecer manjar
Mostrando sua lentilhas
Pra nos fazer fraquejar
Mas se como Daniel
Permanecermos fiél
O Senhor vai ajudar.

Certamente não foi facíl
Manjar ele não querer
Porém Deus era com ele
Conhecia o seu querer
E conhecendo a intenção
Do sincero coração
A Daniel fez vencer.

Por não se contaminar
Deus ao seu servo  honrou
Ele e também seus amigos
Que do manjar não provou
Daniel e o Mesaque
Abdenego e Sadraque
A Deus muito agardou.

Núbia lira

                     Aceitei Jesus  (escrita em 2001)



                                             Aceitei a Jesus cristo dentro do meu coração
Tudo em mim se ferz novo, senti nova emoção.
E aos que me atacaram, quis oferecer perdão.
E aos que me ofenderma, eu quis estender as mãos.
A alegria que eu sentia, só mesmo eu entendia.
Aceitei Jesus, Aceitei então amar.
Amando como posso me calar.
No mundo atrevas e trago no coração a luz
Quem veio em mim clarear ter desejo de falar
E ao mundo proclamar, que conheci um Jesus.

E as pessoas não entendiam, de onde vinha minha alegria
Em meio a dor eu cantava, em meio a lágrimas sorria.
Então começei falar de um Jesus que conheci.
Quando eu estava triste, me fez sorrir
Quando eu chorava, veio me consolar.
Quando sem fé me fez acreditar. 
Quando o mundo me condenava,Ele me aceitou
E o que eu havia feito antes, Ele nem me perguntou
Qundo todos me deixaram, Ele me acolheu.
Qunado nada mais eu tinha , tudo ele me deu
Quando ninguém me ouvia,  Ele me falou.

E muitos me perguntavam. como deviam fazer
Pra cantar em meio a dor.
Pra sorrir em meio a lágrimas.
E nas trevas serem luz.
Foi então que lhes falei
Que bastava simplesmente.
Aceitar ao meu Jesus.            
Núbia Lira





























Um comentário:

  1. D+ eu ja curtia muito cordeu, so que nunca tinha visto cordeu com a palavra de Deus . Você ganhou um fã . Parabéns e que Deus te de muita inspiração!

    ResponderExcluir